Powered By Blogger

sexta-feira, abril 29, 2011

SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) omite socorro a vitima!


Esse é o meu destaque de hoje.
Uma noticia que saiu recentemente em todos os jornais, em noticiarios de TV, e mesmo assim parece que não entrou na cabeça das pessoas.
E se na cabeça das pessoas (pedestres, motoristas) não entra, o que poderia deixar, ou dizer dos médicos que trabalham para salvar as pessoas vitimas de acidentes? Os tão conhecidos enfermeiros e médicos do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)?
Eis um caso que me deixou irritada ontem. Aproximadamente 19h, meu marido sai de casa para me buscar no trabalho quando se deparou com uma situação: um homem de aproximadamente 40 anos sentado no chão, ferido com uma mordida de cachorro. Ele conta que a mordida foi feia, a perna sangrava muito e ele sentia muita dor.
Ao ligar para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ele explicou a situação para a enfermeira que por sua vez passou a situação para o médico que faz as perguntas:
* Médico: O que aconteceu?
* Marido: Estou aqui com um homem que foi mordido por um cachorro, a perna dele está muito feia e com bastante sangue.
* Médico: Ok faça o seguinte – coloque uma "gase" no ferimento e limpe com cuidado. Depois de limpar estanque o sangue e leve ele para um pronto-socorro.
* Marido: Senhor, eu não posso fazer isso, estou de moto, não tem como... Precisamos de uma ambulância!
* Médico: O que ele é seu? Algum parente?
* Marido: Não, não é nada meu apenas eu estava passando e vi que ele precisava de ajuda.
* Médico: Então neste caso não posso fazer nada!
* Marido: Você vai omitir socorro?
* Médico: Não posso fazer nada, tenha uma boa noite...
E neste momento ele desliga o telefone na cara do meu marido...
A Omissão de Socorro nada mais é do que o exemplo clássico do crime omissivo.
Deixar de prestar socorro a uma pessoa que não tenha condições de socorrer a si mesmo ou então comunicar a urgência a uma autoridade pública que possa socorrer a pessoa (quando possível) é crime!
O serviço móvel é para isso mesmo, porque negar socorro se o plantão de atendimento deles ficava a uma quadra do local onde aconteceu o fato?
Acredito que o homem talves tenha tentado ir até o local por ser perto, mas com um ferimento na perna fica meio dificil atravessar a rua movimentada, uma praça... 
Ainda mais quando escorre sangue...
Porém agora enquanto escrevia, parei para pensar sobre a situação e horário, pode ser que o médico tenha se dado conta de que o jogo do internacional iria começar em menos de 30 minutos, que não ia dar tempo de ir até o HPS e voltar para assistir a partida e por isso achou mais importante ficar no plantão assistindo o jogo do internacional ao inves de ajudar uma pessoa necessitada...
Que os homens me desculpem, mas é um vicio que não podemos desculpar, deixar de atender uma pessoa que está com a perna aberta por causa de um jogo de futebol? Uma causa provável...
Porque então escolher trabalhar em uma area onde o seu dever é salvar a vida das pessoas?
Fica a pergunta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário