Powered By Blogger

domingo, maio 15, 2011

Mulheres também gostam de carros!
Este é meu tema de hoje...

Acredito que muitas mulheres como eu são apaixonadas por carro e não entram na lista do que chamam de “Maria Gasolina”.Afinal o que é uma “Maria Gasolina?” – Ao fazer uma pesquisa básica, consegui resumir que: Maria gasolina é uma classe de mulheres a qual você não precisa “pegar” com dinheiro. Não precisa ser bonito, milionário, legal ou usar roupas de marca e os famosos tênis da moda, apenas ter um carro legal o suficiente para chamar a atenção dessas moças (e principalmente das pessoas que vão estar de platéia) e fazer com que se sintam importantes e chiques.
(Será que existem mulheres desse tipo mesmo???) Bom...

Porém existe o outro tipo de mulher que gosta de carros de uma maneira “tuning de ser” – O que seria isso? Bom, vou explicar de uma maneira simples:

Assim como existem homens que tabalham pesado em cima de um carro essas mulheres fazem o mesmo... Trocam pneu, oléo, fazem motor, conferem tudo e deixam perfeito... Mas o tuning exige um pouco mais que isso, é um estilo próprio e único...

Eis seu significado aproximado: A tradução aproximada da palavra “tuning” seria afinação ou otimização. É a arte de modificar o carro, dando mais desempenho, deixando mais seguro, mais bonito, diferente do original e único. O tuning é aplicável a praticamente todos os componentes de um carro: pintura, pneus / rodas, suspensão (que na maioria das vezes se usa a ar, motor, interior (bancos, direção, painel onde se acrescenta conta-giros e etc), carroçaria, sistema de escape (canos lindos, maravilhosos e enooormes, instalação de áudio (principalmente), entre várias outras coisas que podemos fazer.

Hoje em dia o termo tuning descreve e engloba todas as vertentes da preparação e modificação do automóvel: Preparação de motor (engine tuning), otimização electrônica (chiptuning), preparação do chassis (chassis tuning), alterações de carroçaria (customizing ou carstyling), car audio e mais recentemente In-Car Enterteinment (ICE),como o passatempo e o estilo de vida dos seus adeptos. O tuning implica normalmente alterações visuais de forma a distinguir os carros dos demais (e normalmente o que é feito é “proibido”, foge das normas e leis, como por exemplo os vidros pretos – famosos “G5” – e os rebaixados).Cada ano que passa novas tendências vão surgindo e vão sendo adotadas ou seguidas por gente em todo o mundo que gosta de “tunar” os seus automóveis.

Muita gente participa de encontros e exposições (o que vale mais para os carros antigos) onde podem mostrar o seu trabalho ao público. Quando o interesse pelo tuning é mais desportivo os carros costumam participar em campeonatos, provas de aceleração ou em track-days. A componente do Car-Audio também possui vários tipos de competições (e as mais conhecidas aqui pelo menos) destinadas a avaliar a potência sonora ou a qualidade do som.

Na maior parte das vezes os carros são modificados apenas para a participação nos vários eventos ou pelo simples prazer de possuir e conduzir um carro diferente. Pode-se dizer que desde o carro mais barato até ao “super carro mais caro do mercado”, podem se fazer  alterações e haverá sempre acessórios e empresas dedicadas a transformação e comercialização de equipamento para modificar tal carro. A exclusividade, beleza e performances, não é suficiente e nem é sempre possível melhorar os vários aspectos desses veículos. Não são poucas as empresas que se dedicam a transformar Porsche, Ferrari, Aston Martin, Lamborghini e outros carros “desse nível”.

E para que as mulheres fiquem ainda mais poderosas, algumas dicas básicas como por exemplo trocar o pneu do carro... =]


Os dez mandamentos para trocar o pneu do carro:

1. Ao perceber o problema, ligue o pisca alerta e siga devagar até encontrar um lugar seguro, iluminado e com piso firme para encostar o carro. Antes de iniciar o procedimento, verifique se o freio de mão está bem puxado e deixe a primeira marcha engatada. Sinalize o problema colocando o triângulo a 20 metros de distância do veículo;


2. Guardar um par de luvas no veículo é uma dica que pode salvar suas unhas em situações como esta. A melhor hora para colocá-las é agora, antes mesmo de começar a sujar as mãos. Confira se a chave de roda e o macaco, as ferramentas necessárias para a troca do pneu, estão no carro.
O tuning está intimamente ligado ao automóvel, mas a grande maioria dos carros nunca compete, é mais para satisfazer o gosto de seus transformadores.

3. Na maioria dos carros vendidos no Brasil, o estepe fica acomodado dentro do porta-malas e é mais fácil de pegar;


4. O próximo passo é colocar o macaco, mas antes suba-o cerca de um palmo porque girar a manivela quando ele está muito baixo é difícil. Depois coloque o macaco embaixo do carro, prestando atenção para deixá-lo no local certo de encaixe, indicado por uma flechinha perto do pneu. Gire a manivela e suba um pouco, até deixar o macaco firme entre o chão e o carro, mas sem tirar o pneu do chão ainda.


5. Depois de firmar o macaco, é hora de soltar os parafusos da roda. Em alguns carros os parafusos vêm com uma capa protetora, que deve ser retirada com uma pinça especial que vem no veículo se a roda for original. Guarde-os em um local seguro. Para soltar os parafusos, encaixe a chave de roda e tente girar no sentido anti-horário. Se estiver muito duro use o peso do corpo, pisando na chave. Solte-os levemente.

6. Volte para o macaco e gire a manivela até que o pneu desencoste do chão. A dica aqui é evitar subir muito, para não ter muito trabalho na hora de descer. Em seguida volte aos parafusos e gire-os um a um até que a roda seja solta. Guarde-os junto às capinhas, para não perder. Quando a roda soltar, puxe-a com as duas mãos tomando cuidado para ela não cair em cima de você.


7. É hora de pegar o estepe. Para movê-lo, coloque-o de pé e vá girando até deixá-lo o mais próximo possível do eixo. A dica agora é deixar o estepe firme e voltar para o macaco. Desça-o até que o eixo e o estepe se encaixem, sem que seja preciso levantar a roda, que é pesada. Pegue um parafuso, localize uma rosca e aperte-o, no sentido horário, ainda com a mão. Um a um coloque os parafusos restantes e aperte-os um pouco, ainda com a mão, cuidando apenas para não desequilibrar o carro, que está suspenso apenas pelo macaco.

8. Desça totalmente o carro girando a manivela do macaco. Pegue a chave de roda e aperte os parafusos. Ao contrário de que se pensa, não é preciso usar muita força para rosqueá-los. A dica para apertar bem sem fazer força está na maneira de apertar. Comece girando um dos parafusos até não conseguir mais. Passe para o do lado oposto e faça o mesmo. Aperte os outros dois e volte para o que foi apertado por primeiro. Force mais um pouco e siga para o oposto novamente e depois para os outros dois. Repita esta ordem até sentir que eles não apertam mais. Sempre em "X".

9. Pegue o macaco, recolha-o totalmente e guarde no carro. Guarde também a chave de roda e o triângulo. Não perca tempo tentando colocar o pneu furado no lugar do estepe porque ele deve ser arrumado o mais rápido possível, evitando assim, gastar o estepe desnecessariamente. Jogue-o no porta-malas.

10. Pronto! O pneu está trocado e você já pode ligar o carro e seguir triunfante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário